Cuidados a ter no ginásio

Ora boa tarde! Já fiz alguns posts de exercício-físico, mas desta vez vou-te dar a conhecer os cuidados que deves ter no ginásio.

Como de prevenção de lesões, de higiene e um pouco de como deves agir com as outras pessoas que frequentam o ginásio.

É indispensável estares informada/o disto antes de frequentares um ginásio ou mesmo antes de praticares qualquer tipo de treino.

Segurança:

– Aquece os músculos antes de começares qualquer exercício de musculação. Se não quiseres perder peso, 5 a 10 minutos podem ser suficientes.

– Em qualquer exercício, seja ele cardio ou de musculação, deve existir a fase inicial (que está no item acima, fase mais ativa (quando estás a trabalhar os objetivos) e a última, mas não menos importante, a fase final (começas a abrandar o ritmo lentamente, até ao repouso).

– Antes de começares exercícios com máquinas ou pesos, tem atenção.
Usa um peso com o qual consigas fazer as primeiras 15 repetições sem muita dificuldade, já na próxima serie de 15, deves fazer mais esforço. Se não, trata-se de um peso demasiado leve para ti.

– Alonga sempre depois de fazeres exercício, enquanto os músculos ainda estão quentes.

– Bebe bebidas isotónicas (que repõem os minerais que vais perdendo na transpiração) ou mesmo água antes, durante e depois do exercício. Lembra-te de uma coisa, quando tens sede é sinal de desidratação, portanto o teu desempenho físico diminui.

– Postura sempre ereta. Se tiveres dificuldade em perceber qual a postura correta em algum exercício é sempre aconselhado pedires ajuda a um instrutor. Pois ao fazeres esforços em posições erradas, além de não estares a fazer nada, estás a prejudicar a tua saúde.

Atenção aos exageros:

– O treino deve ser progressivo e adequado a ti.

– Uma hora de treino 3 a 5 dias por semana é o suficiente. O exercício físico em excesso é prejudicial.

– O ritmo deve ser controlado. Por exemplo nos treinos de musculação, o ritmo deve ser lento.

– Deves comer sempre mais ou menos 30 minutos antes de treinares, uma sandes e um sumo natural, por exemplo. Nunca comas de mais ou vás sem comer!

Quanto ao “outfit”:

– Deves-te vestir de forma a que consigas movimentar-te sem nenhuma dificuldade e te sintas confortável. Opta por tecidos que deixem a pele respirar.

– As sapatilhas, usa as mais confortáveis e leves que tiveres.

– E as luvas são opcionais, mas, além de ser mais higiénico, previnem o aparecimento de calos.

Higiene:

– Tomar banho diariamente.

– Usar sempre roupa lavada, tanto interior como exterior.

– Aplica desodorizante ou anti transpirante antes do treino.

– Se tiveres cabelo comprido, apanha-o.

– Leva uma toalha de rosto para te acompanhar no ginásio.

Usa-a nas máquinas antes de te sentares ou deitares, para limpares o excesso de transpiração (caso necessário) e para limpares os punhos ou os suportes onde pões as mãos.

– Tomar banho depois do ginásio, com chinelos (caso utilizes os balneários).

Respeita os outros:

– Evita tirar fotos no balneário e muito menos para publicar em qualquer rede social. Algumas pessoas podem não querer aparecer e muito menos serem vistas no FB ou Twiter.

– Deixa o telefone no cacifo, o toque e as conversas podem perturbar as outras pessoas. E o mesmo se passa contigo.

Se for mesmo impossível ficares sem o telemóvel coloca-o no silêncio.

– Partilha os equipamentos. Quando acabares a tua série de exercícios dá lugar aos outros.

Espero que tenhas gostado e o mais importante, assimilado estas informações, para prevenir situações futuras menos agradáveis.

Obrigado por visitares o meu blog! Se gostaste não te esqueças de deixar um like e partilhar! 😉

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