Queres perder peso? Atividades físicas que queimam mais calorias!

Se o teu objectivo é perder uns quilos, regra geral, tens de queimar mais calorias do que aquelas que consomes. E como se faz isso? A estares um pouco atenta àquilo que comes, bebendo muita água e com actividades de resistência. Vê aqui o que dever comer com maior frequência.

A perda de peso de cada pessoa é condicionada com o tipo de treino, duração, condição física atual, alimentação pré e pós-treino e metabolismo. Portanto, se queres mesmo melhorar a tua forma física tens de ter motivação, empenho e alguma disciplina.
Só custa no início! Os objectivos adquirem-se com o tempo e a disciplina passa a ser uma rotina. Assim que o teu organismo estiver habituado ao novo regime, tanto alimentar como físico, irá ser um processo natural e um novo estilo de vida saudável irá nascer na tua vida!
Felizmente, já existem variados tipos de modalidades físicas que podes escolher. Escolhe uma com que te identifiques mais e a que te fará divertir enquanto dizes adeus às calorias.

Deixo aqui alguns exemplos:zumba

– Zumba ou outra dança aeróbica – Dançar ao som de misturas latinas de samba, salsa, merengue e mambo é um exercício muito divertido.
Ao dançares por uma hora, de forma intensa, três vezes por semana, podes queimar até 500 a mil calorias. Ou seja, em cada aula de zumba podes perder até 1000 calorias!

correr– Corrida – Ao correres, podes perder entre 500 a 900 calorias por hora, dependendo da intensidade e velocidade da corrida e do teu organismo.
Uma hora por dia de corrida ao teu ritmo, não importa se for um pouco lento, desde que corras, três dias por semana (de preferência em dias intercalados) é perfeito.
Se não estiveres habituada a fazer exercício começa com as caminhadas, ao ar livre ou em passadeira, como preferires.

caminhar– Caminhadas – A caminhar bem, a passos largos e com um bom ritmo. Indica-se no mínimo 30 minutos de caminhada porque, a partir do vigésimo minuto, a gordura passa a ser fonte primária da queima de energia no exercício físico, logo é quando começas a perder calorias. Por hora queimas entre 240 a 520 calorias.
O indicado para perder peso é caminhar durante uma hora seguida, 5 dias por semana, podem ser intercalados.

bicicleta– Bicicleta – Deves começar a andar a um ritmo de forma a variares a velocidade e a intensidade. Devagar e mais depressa, divide os intervalos dos ritmos pelo teu cansaço e testa a tua resistência sem abusar, claro.
Podes perder em média cerca de 650 calorias por hora.
O programa que aconselho para perderes calorias é, andar de bicicleta durante uma hora, sem parar, quatro dias por semana, intercalados de preferência.

hidro– Hidroginástica – Apesar de ser um exercício mais fácil de fazer, também exige resistência, força e coordenação para executar os exercícios dentro da água, e por consequência queima calorias. Em uma aula de 1 hora de hidroginástica é possível perder de 300 a 400 calorias. E ainda tonifica os músculos.

Deves saber que:

Enquanto para aumentar o volume dos músculos, a carga na musculação deve ser mais pesada, com um menor número de repetições e com um intervalo maior entre os exercícios.
Para reduzir o volume, a carga na musculação deve ser mais leve, com exercícios mais longos e com intervalos mais curtos ou mesmo sem intervalo. A resistência é sem dúvida a palavra que deves levar contigo para o ginásio ou outro local onde gostes de praticar a tua modalidade favorita.

Espero que vos tenha motivado para começarem, para quem ainda não faz qualquer atividade física, a começar e vão ver que depois se torna viciante!

E a motivar a quem já pratica, a continuar!

E tu, gostas de correr? És mais “peixinha” de água? Ou preferes bicicleta? E já agora, vocês preferem fazer exercício em casa, na rua ou no ginásio?

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